×

Ópera Infantil ‘O boi e o burro no caminho de Belém’ faz apresentações gratuitas

Encenada pela primeira vez em 1953, “O boi e o burro no caminho de Belém” é uma das mais emblemáticas peças de Maria Clara Machado, o maior nome da dramaturgia para crianças no país, fundadora da renomada escola de artes cênicas O Tablado. Quase 70 anos após sua estreia, o texto agora ressurge como uma ópera infantil. Com música e libreto de Tim Rescala, direção cênica de Cacá Mourthé e regência da maestrina Priscila Bomfim, o espetáculo é um auto de Natal cheio de encanto, humor e brasilidade. “O boi e o burro no caminho de Belém” estreia em 25 de novembro na Escola de Música da UFRJ, onde fica em cartaz até 4 de dezembro. No dia 30 de novembro, o espetáculo tem única apresentação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Toda a temporada é gratuita.

Num estábulo muito simples, mas acolhedor, o Boi e o Burro, figuras presentes no tradicional presépio de Natal, narram a história da noite do nascimento de Jesus Cristo. Com um olhar singelo e bem-humorado, os dois tentam entender o mistério da Estrela de Belém, que veio parar em cima do seu estábulo, e a presença de reis, pastores e anjos, além de Maria e José. “O boi e o burro no caminho de Belém” foi a primeira peça escrita por Maria Clara Machado. Inicialmente pensada para o teatro de bonecos, acabou sendo montada com atores. Desde a sua estreia, foi remontada inúmeras vezes.

Fotos: Ana Clara Miranda

No elenco principal da ópera “O boi e o burro no caminho de Belém” estão Flávio Melo/Johnny França (Boi), Ossiandro Brito (Burro) e Iago Cirino (Pastor) –acompanhados por outros cinco atores, mais o Coral Brasil Ensemble UFRJ (formado por 16 vozes) e uma orquestra sinfônica com 25 músicos. Diretor de arte da montagem, Ronald Teixeira criou um cenário que resgata a simplicidade de uma manjedoura com muita madeira e palha. Para os figurinos do Boi e do Burro, além de roupas que se assemelham à pele dos animais, foram confeccionadas duas máscaras pelo artista Eric Fuly.

Salão Leopoldo Miguez
Escola de Música da UFRJ

Rua do Passeio, 98 – Centro, RJ

Novembro
25/11 (sexta), às 19h
26/11 (sábado), às 14h30 e 17h
27/11 (domingo), às 14h30 e 17h
Dezembro
03/12 (sábado), às 14h30 e 17h
04/12 (domingo), às 14h30 e 17h

Ingressos: Gratuitos
Classificação: Livre
Duração: 60 min.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, S/N – Centro, RJ
Apresentação: 30 de novembro (quarta), às 19h

Share this content:

Publicar comentário

You May Have Missed